sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Matar para manter a tradição

Li há poucos dias uma notícia que quero partilhar com vocês. Numa qualquer localidade da China, existe a tradição de quando um homem solteiro morre, ser enterrado junto de uma mulher mais nova e que tenha morrido também há pouco tempo. Diz a tradição que o objectivo é assegurar a sua felicidade eterna; qualquer coisa como “entrar bem acompanhado no outro mundo”.

Segundo parece, o aumento da esperança média de vida também já chegou à China, e as moças não morrem como morriam à uns tempos atrás (fiquei a pensar senão seriam os homens que agora morrem mais e é daí que vem o desequilíbrio, mas ok).

Um coveiro, farto de tentar encontrar “companheiras” que cumprissem todos os requisitos e de perceber que elas não apareciam, teve uma ideia brilhante para salvar o seu negócio, diria mesmo, uma ideia “de caixão à cova”: “Preciso de jovens, se elas não morrem, vou ter que alterar a lei natural da vida e da morte!” Transformou-se assim num “serial killer”, somando ao todo mais de uma dezena de vítimas até ser descoberto.

Fiquei estúpida com esta notícia. Como é que as pessoas perdem a noção da realidade até este ponto? O que raio se passará na cabeça daquele homem e como é que se justifica a morte para manter um negócio ou uma tradição?

É ridículo, mas acima de tudo é triste. Até que ponto será necessário cumprir esta e outras tradições? Será crime não as respeitar?

Não sei, mas matar é crime de certeza, mas pelos vistos já não é tão grave como aprendi em pequena.


A Perguntinha de Sexta-Feira!

Ora então cá está o que vocês temiam! O regresso da rubrica mais fixe de todos os tempos! Não fiquem com essa cara por favor! A leitura desta rubrica é tão mais preciosa como um visionamento de um qualquer documentário no canal História, onde se aprendem sempre muitas coisas novas! Todas as edições anteriores desta “Perguntinha de Sexta-Feira” acrescentaram algo de novo à vossa vida, ao vosso eu! Não menosprezem este pedaço de cultura que quer entrar no vosso dia-a-dia! Abram alas…abram alas para a “Perguntinha de Sexta-feira!” (e para o Nody também, coitadito do garoto!)

Então cá vai:

Quantos de vós não utilizaram já a expressão "lágrimas de crocodilo"? Hãm?


E por acaso sabem o porquê de se dizer tal coisa? Hãm?


Não sabem não é? Hãm?


Então puxem pela marmita nestes 6 dias que vos dou…já sabem como funciona….comentem, deixem as vossas respostas e na próxima sexta conversamos…..

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Zacarias: The flying cat! (continuação)

Está aqui o nosso herói….temos uma mancha branca nas costas e uma cauda mordida que provam ser ele. E ainda bem que tem estas marcas tão suas, porque os seus outros cunhos diferenciadores podiam enganar a nossa percepção. O seu focinho está desfigurado; o narizinho em forma de coração está em ferida…está muito assustado e debilitado. Vai ter que ficar internado e o mais certo é ter que ser operado. Não consegue comer, vão ter que lhe pôr uma sonda e a respiração não está a 100%. Está aqui o nosso herói… fraco, triste e baralhado. Mas está vivo e vai ficar bom!

Os dias que se seguiram foram de grande ansiedade. As radiografias comprovam o maxilar partido, mas a infecção gigante que se criou não permite sequer pensar em operação.

Oh Zacarias, o que o teu voo louco te fez colher: muitas vacinas, muitas radiografias, uma sonda horrorosa e um estúpido funil que te deixa desvairado! Ai gato o quanto sofreste…vi-te exausto, doido varrido, farto de seres agarrado e proibido de te coçares, lavares e ir para onde querias. Pensei que não conseguisses, era mau demais para um gato com cinco meses estar fechado numa gaiola e ser atormentado todos os dias. A veterinária diz que miavas de dia e de noite e só acalmavas quando te deixavam dar uns passeios pelo consultório ou quando te dava festinhas.

No meio disto tudo ainda foste um sortudo; a tua veterinária é um espectáculo! Muito mimo te deu! Festas atrás de festas, brincadeiras que foram puxando por ti e te fizeram voltar a correr e a saltar! Graças a ela, quando voltaste para casa uma semana e meia depois, parecias outro gato! Só pedias festinhas, roçavas-te nas nossas pernas, ficavas no nosso colo e nem tentavas morder ou arranhar! Ai que a queda te afectou a moleirinha e agora és um gato mimado! Sim senhor, vieste para casa com antibiótico, só a beber líquidos e com feridas para serem curadas com “Betadine”…mas parece que o voo sem rede teve o seu lado bom!


Com o fim da infecção, chegou-se à conclusão que não seria necessário operar o maxilar. O gato voador teria que deixar de comer ração seca e ficaria com “uma maneira exquixita de miar”. As feridas no pescoço e na orelha teriam que continuar a ser vigiadas e a saga de pôr o pingo no olho teria que ter mais episódios! Mas estavas em casa, são e salvo e ainda com o bónus de estares mimado! A felicidade voltou!

Passou já quase um mês desta aventura, já estás a 100%...em tudo! Foi-se o gato mimado que ficava sossegado no tapete ou no sofá! Se um fio de cabelo mexe, ai está o Zacarias pronto para morder e arranhar! Já saltas e já corres! Até a ração seca voltou a fazer parte do menu! Só as feridas no pescoço continuam a fazer-se notar mas nada de mais. Quem diria; quem te viu e quem te vê gatinho!

Agora ficas com a janela fechada….não és de confiança. Mas cá p’ra mim não voltas a tentar a tua sorte! Pudera, deves ter perdido 6,50 das tuas 7 vidas! Juízo gato, já viste que não tens asas e se voltas a cair lá abaixo já sabes o que a vizinha amiga te faz!

The Simpsons Movie

Ano:
2007

País:
EUA

Género:
Animação Comédia

Realização:
David Silverman

Intérpretes:
Dan Castellaneta
Julie Kavner
Nancy Cartwright
Yeardley Smith
Hank Azaria
Minnie Driver
Kelsey Grammer

Finalmente consegui! Ja sabia a história porque todos os que conheço já me tinham contado, mas nada melhor do que ver com os meus queridos olhinhos!

F_A_B_U_L_O_S_O!! ADorei! A história está um espectáculo; as personagens fieis a si mesmas e aquelas piadas "espicaçantes" que tanto caracterizam a familia amarela!

Muito bom mesmo!

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Frase do Dia IX

"Se quiseres conhecer uma pessoa, não lhe perguntes o que pensa, mas sim o que ama."

(Santo Agostinho)


terça-feira, 21 de agosto de 2007

Zacarias: The flying cat!



Quando fui buscar este meu afilhado peludo, não fazia ideia do que estava a arranjar!

Que o bicho era hiperactivo, isso já se sabia; que o bicho tinha que se agarrar a tudo, também já se sabia; que o bicho tinha “raivinha de dentes” como as crianças, também já tínhamos sentido na pele (literalmente!). Mas as suas capacidades aeronáuticas não eram conhecidas. Estiveram escondidas nos 5 meses da sua vida, e eis que uns dias antes de eu ir de férias descansada, o bicho dá asas a esta sua habilidade!

Zacarias, o Gato Voador, resolve a abrir a janela da cozinha de sua casa. Zacarias, o Gato Curioso, vê uma toalha que descaradamente se balança à sua frente, estendida na corda. Zacarias, o Gato Louco, atira-se para a toalha em movimento, na ânsia de fazer não sei bem o quê!

Et voilá, gato no quintal da vizinha três andares abaixo! Mas…indescritivelmente, sem uma única mazela! Confuso de certeza e muito muito assustado! A vizinha ouviu barulho e foi ver o que acontecera. Deu de caras com um gatinho, pequeno, bem tratado e a pedir festinhas. Achou estranho estar ali um gato; de onde teria vindo? Os muros são altos e as traseiras são fechadas…só podia ter vindo de cima. Depois de lhe dar leite foi perguntar à vizinha do primeiro andar, a única que tinha gatos no prédio. Não era dela. E como já era quase meia-noite não perguntou a mais ninguém. Teve então uma ideia fabulosa, de uma sensibilidade magistral: esperar que chegue o dia seguinte para perguntar aos outros vizinhos e deixar o gatinho nalgum canto da casa? Não! Claro que isso não é uma ideia fabulosa e de uma sensibilidade magistral! A ideia da Senhora Dona vizinha foi pôr o gatinho à porta da rua….maravilhosa hãm? Gato pequeno, assustado, sem indícios de ser vadio está mesmo a pedir uma noite bem passada à porta do prédio! Adoro estas pessoas sem um dedo de testa!

Até aqui, isto é o que pensamos que aconteceu ao nosso pequeno herói, que para um gato não foi nada agradável. A restante parte da história é sem dúvida um pesadelo bem pior, que não quero imaginar se aconteceu desta ou de outra maneira. Pansamos que o mais certo é o nosso bichano ter-se assustado com algo que nunca vira na rua, ou seja TUDO: um cão, um carro, qualquer coisa que o fez correr para bem longe dali!

Certo é que foi encontrado por milagre a quase dois quilómetros de distância após ter sido atropelado. Uma senhora recolheu-o, levou-o para casa e tentou tratar dele. Como percebeu que o seu estado precisava de cuidados especiais, levou-o ao veterinário. Diagnóstico: o maxilar partido com uma infecção enorme, o olho inchadíssimo e a orelha raspada. Prontificaram-se a tratar dele, porque perceberam que era gato de casa, ainda pequeno e que se tudo corresse bem iriam dá-lo a alguém. Isto sim são atitudes de pessoas! Bem hajam!

Consigo agora contar isto com alguma descontracção, mas na altura tudo pareceu um pesadelo! Quando na manhã seguinte ao “voo” pela janela o meu irmão me ligou a dizer que o nosso gatinho tinha fugido não quis acreditar. Ao saber o que a vizinha tinha feito fiquei com um aperto na barriga que não me largou um só segundo nos dois dias seguintes. Sabia que ele não estava bem; não me conformava em pensar que alguém, ao vê-lo pequeno e meigo iria recolhe-lo; só pensava que ele nunca tinha visto um carro, que o mais certo era estar assustadíssimo e perder a noção do caminho de casa e acabar atropelado. Procurámo-lo; corremos as ruas, os quarteirões; pusemos comida à porta de casa; espalha-mos fotos na esperança de alguém o ter visto na noite anterior. Cada gato que passava, cada miado que ouvíamos captava mais a nossa atenção, mas não…nenhum tinha a cauda roída ou a manchinha branca nas costas…

Ao segundo dia, fomos colocar fotografias mais longe de casa e tivemos a brilhante ideia de pôr também nos veterinários da zona. “Este gato desapareceu? Espere lá que eu acho que está cá desde esta manhã!” Sim! É o nosso Zacarias! Apareceu! Está aqui!

Continua…..

O Aniversário da Miuda das Sardas!


No passado dia 18, mais uma festa de aniversário! Que raio de amigos que teimam fazer anos todos seguidos e todos os anos pah!

Desta vez a contemplada foi Susana Sardocas, que como manda a tradição se juntou ao Sr. Mussas para festejar em grande! Desta vez saiu-lhes um bocado o tiro pela culatra não foi jovenzinhos? Ah e tal, uma cena diferente, vamos a um restaurante vegetariano! Eu não achei mau de todo. A sopinha estava boa e o tomate-cereja e o milho salvaram a minha noite! Mas sim, para o ano a ver se os Prazeres da Picanha são a vossa escolha!

De qualquer modo, não podemos nunca esquecer que os vossos amigos são muito à frente! Tu principalmente Sus! Que prenda fabulosa que recebeste hãm? Digna de ser recebida num restaurante vegetariano! É quase de um lirismo perfeito a forma como o limão, a cebola, os feijões, o almofariz e a saladeira se complementaram com o ambiente do cenário em que foram recebidos! De certo foi toda esta envolvente que proporcionou a tua cara de espanto, não pelo "estranho" recuerdo, mas pela simbiose que nós, os teus amigos, fomos capazes de criar!
Verifiquem a genialidade deste presente nas imagens abaixo:

















Pois bem, foi sem duvida uma noite para mais tarde recordar!

Mais uma vez Parabéns Susanita e um beijinho grande ao teu priminho que é um espectáculo!

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Uma Piolhice da sobrinha Piolha


Hoje fui almoçar a casa. Mãezinha em casa, comidinha boa na mesa (sem desprimor para o cozinheiro-mor!)…não dá para recusar! A Piolha mais nova, minha eléctrica sobrinha, também lá estava.

Toquei à campainha (chaves de casa para mim são para ficar em casa!); esperei que como sempre perguntassem: “Quem é?”. Ao que eu responderia, como sempre: “Sou eu!”


Atendeu a sobrinha Piolha, não perguntou quem é. De rompante e numa voz estridente (bem mais do que a minha!) começou a bombardear palavras: “Olá tia, estava mesmo agora a perguntar por ti à avó! Ela disse que tu saias ao 12h30 para almoçar e que já eram estas horas e tu ainda não tinhas chegado; o avô disse que tu as vezes tens que lá ficar mais um pouco porque estas a acabar o trabalho. Eu disse que o melhor era telefonarmos para te avisar que já estava tudo feito ou para saber se não te tinha acontecido nada e entretanto tu tocaste à campainha! Granda coincidência tia, parecia que estavas à nossa escuta sua malandra! Agora sobe depressa para antes do almoço ainda te quero mostrar um jogo novo que inventei com os teus cromos dos Simpsons! Vá despacha-te!”

Quase 1 minuto e meio depois, que deve ter sido o tempo desta longa dissertação, tive o direito de responder. Quase 1 minuto e meio depois de ter estado a fazer uma figura triste, especada à porta de casa, de ouvido à escuta, atenta a uma vozinha fininha que metralhava palavras sem quase fazer pausas para respirar, pensei: “Isto não está a acontecer! Oh miúda estou à espera que TU me abras a porta e ainda tens a lata de me dizer para me despachar ? E quem te mandou mexer nos meus cromos centenários dos Simpsons?!” Respirei fundo, visionei mentalmente um cenário Zen e disse: “ Ana….para eu subir tens que me abrir a porta!” Ao que ela prontamente respondeu: “Ah ya ainda não entraste!”

Precisamente! Ah miúda perspicaz, hãm! Sai à tia! Adoro esta criança pah! Excepto quando mexe nas “minhas preciosidades”! Mas, como ela diz: “ya tasse bem!”


Aniversário do Tiago Macacão!



Foi ontem que este granda maluco fez história! Que originalidade! Este jovem escuteiro e campista é um criativo! ”‘Bora comemorar o meu aniversário de forma diferente! Que tal um piquenique em Cacilhas, no Jardim do Elevador, com vista para o Tejo e para Lisboa!?” Ora nem mais! Grande ideia!

A seguir aos empregos, os convidados vão comprar os mantimentos, cada um leva o que pode: Frango assado, rissóis, batata frita, comida indiana, carne, salada, sumos, frutas e bolos! Tudo de geleira ou saquinho na mão a caminho do barco! As pessoas que regressam a casa, depois de um dia de trabalho, olham-nos desconfiadas:”Jovens malucos…..Será que vão para a praia a esta hora?” Nada disso pessoas! Vamos fazer um piquenique!

No barco, nos escassos 7 minutos de duração da viagem, um dos momentos altos da noite: a cantoria dos parabéns! Eis que uma embalagem de Tarte de Maça do PD Supermercados se abre e se pespega uma vela redonda com papel metálico à volta (aquelas dos chineses). Acende-se a vela e nota-se um Tiago emocionado. Os amigos cantam a dita canção e alguns dos passageiros ajudam a entoar a conhecida letra! Para muitos terá sido o momento áureo do dia; não é para todos, a participação na festa de aniversário de um desconhecido em pleno Rio Tejo!

Chegados ao local destinado, abrem-se as toalhas ao vento e estendem-se sobre a relva! Os galos e as riscas dos tecidos vão desaparecendo à medida que os tuperwares (nunca sei escrever isto!) se multiplicam! Que variedade meus senhores; um menu internacional de elevada qualidade! Sentadinhos na relva acabadinha de regar, com o cuzinho molhado, a apreciar a mais bela das vistas sobre Lisboa, sentindo o cheiro a marezia, sendo uma vez ou outra (por segundo) acariciado por uma brisa forte, mesmo bastante ventosa, algo gélida que teimava em permanecer no nosso convívio!

5 Estrelas Tiagão! Muito original e muito divertido! Mas para o ano, se puderes faz anos no Verão, que no Inverno está um frio do caraças!




Beijinhos de Parabéns!

Para uns estarem de férias…..outros têm que trabalhar!







Pois é. Sempre ouvi este ditado da boca do meu pai! Mas, ironicamente o predicado e o sujeito da célebre citação, trocaram de posições!
Sou, neste momento, e pela primeira vez na minha vida, a única pessoa a trabalhar no meu agregado familiar! Não me queixo, já tive o meu merecido descanso! Faço este post porque acho piada à situação! É a Lei da Vida! Estou crescidinha, já estou naquela etapa do percurso em que sou a primeira a acordar de manhã; arranjo-me, tomo o pequeno-almoço e digo adeus ao pai e à mãe que ficam a descansar mais um pouco porque estão de FÈRIAS!

Isto de ser uma Piolha trabalhadora tem o seu quê de irónico! E eu adoro!

Parabéns para ti...


Que a vida te dê sempre motivos para sorrir.
Que os amigos continuem a estar presentes.
Que a família te surpreenda.
Que os teus sonhos se realizem.
Que os cabelos brancos continuem a aparecer, sinalizando a passagem de mais um dia, mais um ano de crescimento a todos os níveis; sinalizando que entre outras preocupações da vida, muitos desses cabelos brancos foram culpa desta Piolha, que quer crescer contigo neste dia especial e em todos os outros.
Um Beijo.

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Back to reality....

Declaro o estabelecimento reaberto!

Estou de volta de uns diazinhos “mixados” entre descanso e agitação! Umas férias que começaram atribuladas, mas que se foram recompondo ao longo do tempo! Família, amigos, passeios e momentos “fabulásticos” foram as palavras de ordem! Muitas histórias para contar e muitas fotos para não esquecer cada local, cada aventura, cada sorriso!



Por aqui vejo que estão muito calmos…só resmunguice para variar um bocadinho! Que visitantes tão reivindicativos que eu tenho, poças! Ou é porque tenho rubricas da treta, ou porque não postei as rubricas da treta, ou porque tenho férias, ou porque vocês não têm férias! Tenho lá culpa disso; tirem dois ou três dias, não é Dona Susana! Eheheheeh E o menino Bruno, como correu a primeira vez com a Xixa? Fico-te a dever uma, isto se a Sara e a Vanessa continuarem minhas amigas depois das duas tampas!

Bem, o facto é que estou de volta, quer queiram quer não! E sabem que mais? Gosto de vos voltar a ler; já tinha saudades deste cantinho de reunião de Piolhos! E se vocês agora fossem um “publicuzinho” simpático deixariam comentários agradáveis, do tipo: “Bem-vinda Dona Piolha!”

Vou ficar à espera……..beijos!

sexta-feira, 3 de agosto de 2007