quinta-feira, 27 de novembro de 2008

As diferenças extremas

A diferença de ser rico ou pobre.

A diferença entre o bem e o mal.

A diferença entre ser racional e irracional.





Hotel Taj - Bombaim 20/10/2008










Hotel Taj - Bombaim 27/11/2008

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

A Índia do Ganesha


Já tinha visto várias fotos deste “Deus com cabeça de elefante” mas não sabia de onde vinha nem o que representava. Na Índia fui basicamente inundada por imagens, bibelots, altares e estampagens de “Genesha”, o "Senhor dos obstáculos” para os hindus.

Fui pesquisar sobre este ícon da cultura indiana e descobri histórias bastante interessantes, algumas delas a roçar a criatividade extrema! Ora começamos por seu nome: “Ga' significa intelecto e 'Na' simboliza sabedoria. Ganesha é então considerado o mestre do intelecto e da sabedoria, frequentemente representado como uma divindade amarela ou vermelha, com corpo de ser humano, com uma grande barriga, quatro braços e a uma cabeça de elefante, montado num rato. Está habitualmente sentado, com uma perna levantada e curvada por cima da outra.


Diz a Wikipédia que: “cada elemento do corpo de Ganesha tem seu próprio valor e seu próprio significado:
  • A cabeça de elefante indica fidelidade, inteligência e poder discriminatório;
  • As orelhas abertas denotam sabedoria, habilidade para escutar as pessoas que procuram ajuda e para refletir sobre as verdades espirituais. Elas simbolizam a importância de escutar para poder assimilar ideias. Orelhas são usadas para ganhar conhecimento. As grandes orelhas indicam que quando Deus é conhecido, todo conhecimento também é;
  • A tromba curvada indica as potencialidades intelectuais que se manifestam na faculdade de discriminação entre o real e o irreal;
  • Na testa, o Trishula (um Tridente) é desenhado, simbolizando o tempo (passado, presente e futuro) e a superioridade de Ganesha sobre ele;
  • A barriga de Ganesha contém infinitos universos. Simboliza a benevolência da natureza e equidade, a habilidade de Ganesha de sugar os sofrimentos do Universo e proteger o mundo;
  • A posição de suas pernas (uma descansando no chão e a outra em pé) indica a importância da vivência e participação no mundo material assim como no mundo espiritual, a habilidade de viver no mundo sem ser do mundo.
  • Os quatro braços de Ganesha representam os quatro atributos do corpo que são: mente, intelecto, ego e consciência condicionada. O Senhor Ganesha representa a pura consciência - o Atman - que permite que estes quatro atributos funcionem em nós.”


Ganesha é o símbolo das soluções lógicas para os problemas da vida; é o "Destruidor de Obstáculos" e, consequentemente o “Deus da Fortuna e da Prosperidade”.

O seu simbolismo está igualmente ligado a esta imagem, que já conhecia mas não fazia ideia do que significava:


Ela representa “Om”, que é o mantra mais importante do hinduísmo e outras religiões. É considerado o corpo sonoro do Absoluto; é o som do infinito e a semente que "fecunda" os outros mantras. O Om faz lembrar Ganesha pela sua forma torneada e é por isso encarado como a encarnação corporal do Cosmos inteiro.


Um mantra é como que um cântico; uma evocação. Neste caso o seu som é formado pelo ditongo das vogais “a” e “u”, e a sua nasalização representada pela letra “m”. Por isso é que às vezes aparece designado por “Aum”. Estas três letras correspondem aos três estados de consciência: vigília, sono e sonho.


Na Índia, o mantra Om está em todas as partes. Hindus de todas as etnias, castas e idades conhecem perfeitamente o seu significado. Ele ecoa em todos os templos e comunidades a qualquer hora do dia. Lembro-me de uma manhã ter acordado às 5 horas porque o meu sono foi interrompido por um “Ommmmmmmmm” que ecoava de uma mesquita como que chamando os hindus para a oração da manhã!


É engraçado descobrir que apesar de tantas diferenças, há similaridades nas religiões. A carga espiritual associada é sempre elevadíssima e o sentimento de paz é também uma constante. Ao evocar o “Om” na aula de yoga a que fui, algures num beco de Udaipur, senti-me bem; como se libertasse um grande peso. E não fosse o facto de às 6 da tarde ter apenas uma caneca de chá preto no estômago e estar a morrer de fome, quem sabe não teria atingido o estado de vigília? Nunca saberei…


"Com Om vamos até o fim o silêncio de Brahman (o Absoluto). O fim é imortalidade, união e paz. Tal como uma aranha alcança a liberdade do espaço por meio de seu fio, assim também o homem em contemplação alcança a liberdade por meio do Om."

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

100 + espreitadelas!

Caríssimos visitantes deste espaço "ciberpiolháutico",
é com enorme prazer que vos escrevo este que é o 100º post de 2008!

Nesta conformidade, tomei a liberdade de acrescentar valor às Piolhices e aumentar a lista de "Outras Piolhices e Piolhadas para espreitar" com estes quatro blogs que visito há já muito tempo:





e



Façam o favor de espreitar e boas piolhices para todos!

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Diz que amanhã vamos tremer!


Já tinha ouvido falar do simulacro (adoro esta palvara!) que ia haver em Lisboa; só não sabia que ia durar 3 dias e que se alargava a Santarém e Setúbal!

O programa das "festas" e o local dos "eventos" pode ser consultado no site da Protecção Civil, embora a comunicação social também já comece a fazer os primeiros alertas.

Quer então dizer que amanhã, sexta-feira,às 17h30 (aquela hora que já não é nada crítica por natureza) Lisboa e arredores vão ficar algo confusos e, até quem sabe, um bocadinho caóticos!

Que chato pah! Logo amanhã que eu tinha marcado um jantar romântico com direito a cineminha e tudo....vou ver se o chefe nos deixa sair às 16h30! :)

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

A Índia do Ghandi


"O Ghandi não é muito gandi"!

Desculpem o trocadilho básico mas foi o que mais me apeteceu dizer quando vi a estátua do Ghandi em Jaipur! E a culpa nem é da estátua, porque vimos outra em Bombaim e o senhor era igualmente “piqueno” (como diria Manuela Ferreira Leite)!

-“Do you know who he is?”- perguntou-nos o motorista do riquexó, no inglês típico deles, que é como quem diz: simplificadamente simples!
-“YES!” - respondemos eu e o meu piolho com ar convencido! “He’s Ghandi!”
-“Do you know what he did?” – continuou o senhor.
-“He was a pacifist and he fought for…” – respondíamos nós, quando fomos abruptamente interrompidos pela sede de explicação do nosso interlocutor que já se começava a perder nas nossas frases bem construídas!
- “No, no, no! He created Índia! He’s the man!” – exultou o homem a apontar para a estátua como se da última maravilha do mundo se tratasse! Perante tamanha reacção, eu e o meu parceiro ficámos mais “piquenos” que o Ghandi e respondemos:
- “Okay, okay!”

Acho que a devoção é bem merecida, afinal Mahatma Ghandi (grande alma) foi um motor da mudança de mentalidades e atitudes. Concordo com o motorista indiano quando lhe chama “criador”. E por isso mesmo acho que merecia uma estátua mais…como dizer…mais composta! Bem sei que o senhor não tinha um ar austero, nem barba rija…mas não precisava ter um ar tão frágil e débil…afinal o homem mudou um país caramba!

Seja como for aqui fica a minha vénia ao Ghandi,por ter sido do tamanho do que via e não do tamanho da sua altura.

E lá vai outro!

O mau de ir de férias é o trabalho acumulado quando voltamos.

Mas o bom de voltar de férias é mil vezes melhor do que o mau do trabalho acumulado; o facto de vermos implementados alguns dos projectos que deixámos pendentes é tão bom...


...a sensação de "Dever Cumprido" é das melhores coisas que existe à face da Terra, não é?





segunda-feira, 17 de novembro de 2008

"Choice sucks!"

Basicamente é esta a frase deste post! Isto porque há quase duas semanas ando, mais a minha cara metade, a escolher as fotos da Índia para imprimir e colocar no lindíssimo album forrado a seda que trouxemos! Não é facil escolher apenas, repito a-p-e-n-a-s, 200 fotos de entre mais de 2000 que todo o grupo tirou!


É certo que queremos as boas, que não estão tremidas, desfocadas, escuras ou que não cortem as cabeças! Mas isso são só 50/100 de entre todas! Sim, porque nós somos grandes fotógrafos! Temos depois todas as outras, perfeitinhas e bonitas! E estas queria-as todas! As dos meninos da escola, a da criança "esparramada" no Taj Mahal, a do macaco "drag queen", a do senhor do cabelo laranja, as dos palácios e mesquitas...todas elas! Mas não pode ser!



"Escolhe essa , escolhe! Daqui a pouco tens que a tirar porque não cabe!" dizia-me a cara metade, já farto dos meus beicinhos e pedidos:"Só mais esta! Vá lá! Só temos 125 fotos das crianças!"




E pronto...bem ou mal lá estão escolhidas 233 fotos (sim, não fomos capazes de ficar pelas 200!), gravadas em cd para imprimir no fotógrafo! Depois para as colocar no album vão ser mais duas semanas...e eu ralada! Adoro fotos eheheh! A cara metade é que é capaz de apanhar outra seca, mas também já se vai habituando:)!



Mas a saga das fotos não termina aqui! Tivemos ainda a ideia genial de fazer um album digital com as restantes! Ou seja, lá para Maio de 2009 deve estar feito, tal é a diversidade de escolhas de cores, feitios e apresentações que se podem fazer! Se tiverem tempo e interesse na temática da fotografia visitem http://www.albumdigital.com, façam o "daniló" do programa e divirtam-se a criar!

Quem não gosta do Zé Carlos é "muita" estúpido!

E é bem verdade!
Eu cá gosto muito do Zé Carlos! É um tipo porreiro! Meu irmão há uns trinta e tal anos e, até agora, tem dado bem conta do recado!


É tão porreiraço, o raio do mano, que até arranjou maneira de irmos ver a gravação do "Zé Carlos" no sábado! Muito fixe!


Esperámos um par de horas pelos 4 anfitriões, mas valeu a pena pois o episódio foi sem dúvida um dos melhores! E os rapazes são mais giros ao vivo do que na tv, ou então foi o barulho das luzes da ribalta que me baralhou!


Longa vida ao Zé Carlos!

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

"Um presente cheio de Natal"

"Numa simples caixa de sapatos com certeza cabe um par de sapatos... mas as coisas nem sempre são o que aparentam."


Esta é a ideia que deu origem à campanha solidária que a Imaginarium, a TMN e a Caritas propõem para este Natal. É tão simples como pegar numa caixa de sapatos vazia, decorá-la e enche-la de brinquedos para crianças que não têm presentes nesta época. Não custa muito e é divertido, sobretudo se uma criança vos ajudar na tarefa!

Eu e a sobrinha Piolha já fizémos a nossa caixinha que será para uma menina entre os 4 e os 6 anos! Espero entregá-la amanha, pois o prazo termina no sábado!























Participem vocês também! Como a própria campanha diz: "Para ela será um presente cheio de esperança. E para ti, um dos gestos mais bonitos que podes fazer por outros neste Natal. Numa caixa de sapatos também cabe um boneco pequeno, uns lápis de cores, um dominó, um caderno, um gorro, uma lanterna... Cabem postais, fitas coloridas, fotografias, enfeites natalícios, desenhos, uma poesia, um puzzle, uma harmónica, uma bola macia...E no entanto, uma caixa pode conter muito mais. Além dos objectos, uma caixa é capaz de guardar surpresas, emoções, alegria, esperança... que podemos conservar para nós... ou podemos partilhar com alguém."

Beijinhos

terça-feira, 11 de novembro de 2008

De volta!!

Voltei!

Não hoje...já cá estou desde dia 25...mas fui tendo outras prioridades e o bloguinho foi ficando para trás! Foi tanta coisa ao mesmo tempo, foi um regresso tão atribulado que quase pus férias outra vez para recuperar! Mas já cá estou! Já estou de volta depois de uma viagem fabulosa e aliciente!

A Índia é fantástica! É tão diferente de tudo que até faz confusão! Aliás para mim a Índia são várias Índias, pois cada local é completamente diferente do outro! Se no Norte a confusão do trânsito, das pessoas, dos animais, e do lixo é brutal, no Sul do pouco que vimos, tudo muda! Maior organização, limpeza e menos gente! Praias, palmeiras, peixinho grelhado bom para comer...sim porque a alimentação revelou-se o maior dos desafios que tivemos que enfrentar!

Meus amigos, querem perder peso? Nada melhor do que duas semaninhas em terras indianas! Basicamente vão ter a vossa alimentação reduzida a bananas, noodles e nan (pão indiano). Este último alimento pode ter sabores diferenciados: "butter nan", "cheese nan" ou"garlic nan", mas acreditem que ao fim do 54º já não sabem qual deles estão a comer...sabem todos ao mesmo!

Bom, dores de barriga, enjoos e uma vontade gigante de tomar banho a cada 10 segundos, à parte, foi uma viagem que ADOREI! Fiquei com TANTA vontade de voltar para ver o que ficou! As pessoas, os palácios, a cultura, a religião...é tudo tão diferente do que estamos habituados!

Mas aos poucos vou-vos contando o que passaram 8 portugas em 6 cidades indianas: Nova Deli, Agra, Jaipur, Udaipur, Bombaim e Goa, durante 12 dias de mochila às costas a tentar poupar o máximo e a descobrir o que de mais maravilhoso a Índia tem!

Para já termino por aqui! O estaminé está reaberto! Espero que os piolhos regressem, porque também vocês estiveram ausentes! Contem coisas pah...estou à espera....tenho saudades vossas!


Um beijo


Piolha