
Não sei se este será o termo técnico a aplicar ou se é sequer atribuído a uma qualquer patologia. O facto é que ele existe e está bem activo na minha avó.
Trata-se de, sem qualquer critério aparente, trocar os nomes das pessoas, sejam elas figuras do estrelato português, ou simples amigos da nossa casa. Não percebo como, mas existem nomes que a avózinha simplesmente nunca pronuncia bem! E se eu já dediquei tempo a tentar corrigir a situação!
Ora vejamos, para ela as minhas duas amigas Cátias de há anos, chamam-se "Cássias".
O Gato Piolhoso é o "Zé Carias".
O Tony Carreira é o "Tonio Carreira".
O Sócrates, é o "Sócats".
E o Sr. Felipe Scolari (que é o meu preferido!) é o "Sicolari".
Por mais que eu lhe explique como se diz, por mais que eu repita e lhe peça para repetir não dá! Ela volta sempre ao mesmo:
"O Sócats diz que vai aumentar os reformados!"..."Não mudes de posto (a maneira de ela dizer canal de TV) que vai dar o Tonio Carreira a cantar!"..."O Sicolari vai hoje à RTP!"..."Ligou a tua amiga Cássia!"
E o Zacarias...que ela diz chamar-se Zé Carias, já me custou mil e um sermões, porque diz que não tem jeito nenhum eu chamar ao gato o nome do meu irmão: Zé! E por mais que lhe explique que o nome é ZAcarias, ela continua a dizer que se diz Zé Carias! Acham normal?
A minha avó realmente é única! Se precisarem de nomes inovadores ela faz uma consultoria amigável para vos ajudar!