sexta-feira, 4 de abril de 2008

Puscapoles e Tiócidade

Durante mais de 20 anos da minha vida pensei que a palavra "puscapoles" existia. Mais, pensei que fosse o substantivo que dava nome ao seguinte objecto:


Quando havia obras lá por casa e eu ajudava(que sempre tive a mania da bricolage!), o pai pedia:

"O Martelo"

"Os pregos"

"O puscapoles"

E eu dava...sabia bem o que era...um puscapoles...achava piada ao nome...era diferente!


No fim de semana passado, fui ajudar a prima a mudar os cortinados da casa!

"Para tirar a calha preciso de um puscapoles oh Maria!" - disse eu, armada em mestre de obras.

"Um quê?"- perguntou ela com ar de parva.

"Opah aquela chave que serve para tirar parafusos...um puscapoles!"

"Um Busca-polos queres tu dizer!" - responde a prima já a gozar o momento!

Wow...sensação estranha a de descobrir que uma palavra que tinhas como adquirida, nem sequer existe! Depois da revelação, da minha confissão e de uma barrigada de rir, explicou-me que a ferramenta literalmente "Busca os polos", por exemplo das tomadas, para saber se têm ou não corrente!

Pois é...andei enganada durante anos da minha vida pelo Puscapoles! Mas fiquei mais descansada porque acho que este é problema de família...também a prima andou durante anos à procura nos dicionários da palavra: "Tiócidade". Onde a foi buscar? Ao "Grândola Vila Morena do Zeca Afonso, ora vejam:


"...O povo é quem mais ordena
Dentro de Tiócidade"


Minha querida prima achava que Tiócidade, ou Teócidade (não sei bem como a escreveria!) pertencia à familia de Teologia e significava qualquer coisa como "Cidade de Deus"! Sim prima...estava-se mesmo a ver...Grândola = Cidade de Deus! Ri-me tanto! Eu ao menos tinha uma palavra menos rebuscada.....


...Cidade de Deus...ah ah ah....ganda maluca!

Sem comentários: