domingo, 1 de fevereiro de 2009

A Perguntinha de Sexta-feira

Caros Piolhos,

antes de mais, desculpem o atraso na resposta. Mas pelos vistos foi a melhor maneira de ter muitos participantes! Obrigada, são uns queridos em aturarem estas minhas piolhices!

Efectivamente não podemos espirrar de olhos abertos! Podemos bocejar, dormir e até mesmo "pintar as sobrancelhas" (boa Bel!)! Mas espirrar não! Segundo a explicação cientifíca de dois grandes amigos da Piolha, supostamente o espirro é um reflexo tão forte, que senão fechássemos os olhos estes sairíam das órbitas! Alguém quer experimentar? Podemos ver isso...ou então ler uma explicação bem mais sustentada aqui.

Beijinhos





2 comentários:

Mussas disse...

Olá!!!

Dizes que essa é uma explicação mais sustentada!!! Só podes estar a gozar! Termos técnicos e tal e depois quando chega à parte importante diz apenas que os nervos da face contraem e que o resultado desse esforço é fecharmos os olhos. Refuto essa teoria com os seguintes argumentos:

De tantos nervos que temos na face porque o dos olhos é que seria afectado pelo esforço?! É para não vermos a partícula a sair?!

Se fosse uma questão de esforço então que dizer das pessoas fortes, não era um espirrozito que as ia cansar. Além disso, a Lili Caneças espirraria sempre de olhos abertos, ou vais dizer-me que com aquela quantidade de botox os nervos dela ainda se contraem?!

E para não deixar dúvidas deixo aqui uma justificação mais sustentada para o facto de fecharmos os olhos.

Um espirro pode sair do nariz com uma velocidade de 41.66 m/s (cerca de 150 km/h), é tal a força despendida que o nosso cérebro, através dos neurónios espelhados quando antevê este acontecimento protege o organismo. Essa protecção compreende também o fechar dos olhos. Todos os componentes da estrutura do olho estão inseridos na retina. Esta liga-se ao cérebro, somente através do nervo óptico dividindo-se em dois. Metade das fibras deste nervo cruzam para o lado oposto no quiasma óptico, uma área que se encontra mesmo por baixo da zona mais anterior (frontal) do cérebro. Os feixes de fibras nervosas unem-se depois uma vez mais, precisamente antes de chegarem à parte posterior do cérebro, lugar onde se percepciona e se interpreta a visão. Esta ligação é muito sensível e a força de um espirro poderia partir alguns dos feixes prejudicando severamente a nossa capacidade óptica ou no caso de todos permitia a separação da retina do globo ocular. Além disso o fechar dos olhos também é uma protecção dos ductos lacrimais e vasos sanguíneos das bactérias expelidas no espirro.

(Explicação traduzida da "Best Medical Encyclopedia Of The World")

E tenho escrito.

Cumprimentos.

P.S. O autor deste comentário não se responsabiliza por eventuais inexactidões presentes no mesmo.

Piolha disse...

Nunca tive uma explicação tão explicativa no meu blog!

Obrigada meu amor! És um poço de conhecimento!

Atchim! ai..lá se foram as órbitas!:)