quarta-feira, 23 de março de 2011

Axandrar






Já ouviram ou proferiram a palavra "axandrar"?
Não?
Eu já, as duas.

Usei-a há pouco tempo com o marido Piolho num contexto de guerrilha:" Vê lá mas é se te axandras e páras com essas piadas!" O jovem, inculto, nunca tinha ouvido tal coisa e vai de me chatear a cabeça a dizer que eu inventava palavras e que esta não existia!

"Existe sim!"- dizia eu, E completava: "Vem do português mais antigo; ainda se diz nas terrinhas do alentejo e assim..! Quer dizer "parar" ou "ir com calma"!

Muito bem Dona Piolha! A inventar hà grande , hein? Bom, pelo sim pelo não fui averiguar a existência e o significado da palavrinha. Tarefa difícil, devo confessar, pois o raio do vocábulo não está em parte nenhuma! E porquê? Porque pertence ao Dicionário da Lingua Portuguesa Alternativa, que é como quem diz: rasca!

E encontrei esta preciosidade!!



Bué Bacano yá?


2 comentários:

falar bom português disse...

Eu também tenho algumas dúvidas se um vocábulo retirado de um dicionário "rasca" poderá realmente ser considerado como palavra portuguesa.

Agora, o que não tenho qualquer dúvida é da distância que separa o "português mais antigo que ainda se diz nas terrinhas do Alentejo e assim" do "português" alternativo compilado pelos alunos da escola secundária da Falagueira e supervisionado por professores de português.

Tenho dito

IsaBel disse...

Axandrar?
Goza mais uma vez com a Matriosca Açoriana para ver o que te acontece...