sexta-feira, 29 de abril de 2011

Nós..as pessoas do Sul.

Curioso. Hoje reforma-se um colega e como é hábito fazemos um almoço de homenagem/ despedida (não gosto de nenhuma das designações!). Entregamos um presente e um cartão com mensagens de votos futuros, uns mais lamechas, outros mais saudosistas, uns esperançosos, outros fixados na saúde e na sorte para o futuro.

O tal cartão circula por todos e, um a um, escrevemos o que nos vai na alma sobre o início da nova vida do Sr. R. Chegou a minha vez. Penso no que vou escrever e eis que surge a dúvida: o que escreveram os outros? "Vou ler." - penso para mim. "Não leias! É incorrecto; é algo pessoal que só deve ser lido pelo remetente das mensagens!" - penso, de novo, para mim. Do fundo da sala vem uma voz que diz: "Eu já escrevi, mas quero ler os outros!"

Pois é...sabemos que está errado, mas é mais forte que nós. Somos curiosos, gostamos de saber. Bem sei que não estamos a falar de um erro com consequências nefastas...nada disso; é inócuo ler ou não ler; é só uma questão de respeito pela privacidade, nada mais.

Li. Achei piada a algumas mensagens, umas mais lamechas outras mais saudosistas…nada de novo.

Fiquei a pensar se isto fosse num grupo de colegas do Norte da Europa, mais frios e distantes; se houvesse cartão e prenda (o que já de si tenho dúvidas!) as pessoas teriam a curiosidade de saber o que os outros escreveram? E mais que isso… teriam lido?

O que acham vocês?



1 comentário:

IsaBel disse...

Querias dizer talvez Destinatário das mensagens, não? :P