sexta-feira, 1 de junho de 2007

Dia Mundial da Criança



Não consigo ficar triste ao pé de uma criança; é inevitável não sorrir, não falar, não brincar. Este dia é especial para elas; para aqueles seres pequeninos que não sabem estar quietos e que nos ganham o coração com apenas um olhar.








O Dia Mundial da Criança foi criado em 1950, logo após a 2ª Guerra Mundial. As crianças viviam mal, os pais estavam mais preocupados em voltar à sua vida normal do que com a educação dos filhos. Muitas famílias viviam na pobreza, sem comida e com péssimas condições de vida.





Assim, em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs às Nações Unidas que se comemorasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo. E a 1 de Junho desse ano comemorou-se o 1º Dia Mundial da Criança! Os estados-membros das Nações Unidas, reconheceram às crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social o direito a:- afeição, amor e compreensão; - alimentação adequada; - cuidados médicos;- educação gratuita; - protecção contra todas as formas de exploração; - crescer num clima de Paz e Fraternidade universais.
Foi também nesse ano que se escreveu a "
Convenção sobre os Direitos da Criança".





Existe uma Convenção, existe um dia exclusivo, existem direitos...mas sabemos que muitas crianças não têm a protecção, a educação, as oportunidades e os momentos de felicidade que deviam ter. Este dia é principalmente para elas; para que a luta não termine e para que a esperança esteja sempre presente.


Sem comentários: