segunda-feira, 25 de junho de 2007

Requiem de Mozart em S. João de Brito





No passado dia 22...uma sexta-feira à tarde como tantas outras...eis-me a preparar para abandonar o local de trabalho quando um telefonema inesperado me surpreende:

"Queres ir ver um concerto na Igreja de S. João de Brito?"

-Um concerto? Na paróquia? Não fazia ideia que tal iria acontecer! Mas parece-me um bom programa! Ainda mais se vão estar presentes dois saudosos colegas da escola secundária...e a CANTAR!!!

E lá fui, sem perceber muito bem o que iria ver e ouvir!

Á chegada, o local do evento estava vazio....as escadarias cobertas de fios enfrentavam um grande numero de cadeiras tembém elas vazias...que estranho...já terá terminado?? Naaa, a explicação é outra: o evento estava programado para ser na parte exterior da Igreja, mas o vento era tanto que fazia as cordas dos instrumentos vibrar; o mais certo seria não só um som distorcido, como um concerto vazio, ou cheio de pessoas encolhidas e a bater o dente. A decisão foi tranferir o concerto para dentro da Igreja.

Já no local certo da realização, o cenário mudou radicalmente de figura: a Igreja estava cheia! Todos à procura de lugar, incluindo os músicos que viram "o seu posto de trabalho" alterado inesperadamente! Também nós, após algumas "situações" com a definição do lugar, acabámos por ficar num local de visão previligiada. Mal pude, procurei um programa do Concerto, pois para o numero de pessoas presentes, quer em termos de público, quer em termos de músicos, não me estava a parecer uma simples apresentação do Coro da Paróquia! E não era....estava prestes a ouvir a obra Requiem de Mozart, completa! Não sou uma seguidora de música clássica, mas como apreciadora de música que sou, obviamente que gosto de ouvir a arte dos grandes compositores ; e já várias vezes tinha ouvido falar nesta obra de Mozart.






Estamos então prontos para ouvir um Concerto Coral Sinfónico! Para além do coro Oryur (organizador do evento) e de outros coros convidados, o evento contou com a participação de nomes sonantes de solistas portugueses! E devo dizer-vos: Que espectáculo! Foi deveras fabuloso! Não há descrição possível para o que vimos e ouvimos! A musica, o cenário...tudo estava em harmonia! Muitos parabéns aos organizadores! Só podemos pedir que venham mais iniciativas destas!



Para saberem mais sobre o concerto vão a
http://requiemsjb.no.sapo.pt/

Beijinhos ao Hélder e ao André - foram meses de esforço que culminaram em extase! MUITOS PARABÉNS!

4 comentários:

Demo disse...

Só quem esteve presente pode avaliar o quão belo foi o concerto. Os ingredientes foram mágicos: Boa companhia, boa organização e um Hélder muito inspirado foram a receita mágica duma noite inigualável a transbordar de felicidade. Que bonito!!!

Todavia tenho algo de negativo a apontar, ofereceram-me um jantar e até hoje nem vê-lo. A Organização tanto promete, tanto promete que no final não nos dá sopas. Não há direito!!!

Por isso já podem contar para a próxima vez com um bom concerto, mas com estômago vazio.

Piolha disse...

Ehh que mauzinho pah! O rapaz ainda nos voltou a convidar no fim, remember? Nós é que recusámos!

Mas se estás assim tão sequioso por um jantar, podemos organizar um para a semana com o pessoal, boa? Tu ficas com os rapazes, e eu com as raparigas (salve-seja!)

Demo disse...

É na boa,desde que aquela que anda com a outra de atrelado não vá. Tu sabes qual é. Essa mesmo. Fá-lo por mim.

(P.S.: Epá, fico fascinado com a fonética das minhas palavras - "fá-lo")

Piolha disse...

Desculpa, mas estás a ser injusto e implicativo! E depois, se forem todos, nem vais ter que te dar muito a conversas!

Não sejas picuinhas! Além disso sempre é mais uma para inebriares com a tua fonética fascinante ;)!

Beijos