sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Uma questão de Bom Senso


Na minha labuta diária, estive nos últimos dias a listar competências comportamentais e a tentar defini-las. Trabalho árduo! É quase ridículo como comportamentos e atitudes que temos todos os dias, se tornam um iceberg difícil de definir! Deparei-me com algumas levadas da breca! E este é o caso do Bom Senso!

Tu sabes o que é ter Bom Senso, eu sei o que é ter Bom Senso mas se, e só se, definirmos atitudes, acções que desempenhamos e não arranjar uma definição tipo dicionário! Ou seja, somos capazes de dizer que Bom Senso é:

  • Escolher um alicate e não um corta unhas para cortar ferro;
  • Saber quando nos devemos calar porque já falámos demais;
  • Ter uma curiosidade gigante de saber o que está dentro daquela caixa, mas não perguntar porque não temos nada a ver com isso;
  • Entrar numa rua em contra-mão, ouvir alguém que entra na mão certa, começar a protestar porque acabámos de lhe roubar o lugar no estacionamento e não retaliar dizendo que: “ A sério, nem reparei no sinal de proibido; nunca vim a esta rua!”, quando na realidade moram dois prédios à frente;
  • Ouvir o X dizer mal da Y e a Y dizer mal do X e conviveres com os dois em plena harmonia (embora prestes a endoideceres!)
  • Esperar, com um sorriso na cara, durante os 26 minutos e 32 segundos que a menina da loja faça o embrulho do presente de Natal, porque não corta papel suficiente, porque fala com a colega do lado, porque desfaz o laço e está 10 minutos a fazer outro e porque no fim de tudo isto ainda se consegue cortar com a tesoura e acabas por ser tu, com o teu sorriso na cara, a tua voz gentil e o teu BOM SENSO que acabas de fazer O TEU PRÓPRIO EMBRULHO!

ISTO É BOM SENSO CERTO???

E defini-lo sem ser por comportamentos? Por atitudes? Por acções?

Tenham o Bom Senso de me ajudar! É Natal e o vosso Bom Senso certamente vos corre nas veias louco por ser partilhado com os vossos pares, tipo eu…

Beijinhos e abraços sensatos

3 comentários:

Anónimo disse...

Bom senso era respeitares-te, ouvires-te e fazeres MAIS o que tens vontade, sem te preocupares com o que muitos dos que te rodeiam e que são uns idiotas chapados, que mal conheces ou que não conheces sequer, vão pensar! Ter bom senso é não evitar fazer o que os outros não estão à espera, só para se ser politicamente correcto, para não ferir susceptibilidades, para não chatear ninguém, para não se ser inconveniente. Neste caso, bom senso era essa tipa da loja ter percebido que não era razoável o tempo de espera do cliente por um embrulhinho da treta graças à sua incompetência, inabilidade, falta de profissionalismo (por se pôr à conversa e deixar os outros a fumegar de raiva), sei lá eu, e ter-se despachado com o raio da prenda! Bom senso, era teres chamado à atenção aquela energumena, ao fim de 6 minutos e 23 segundos e meio de espera pelo embrulho que ainda estava a ser feito, teres posto uma cara de meter medo, para a fulaninha perceber que estava a abusar, para ver se evitavas que a criatura sem QUALQUER respeito por ti (CLIENTE, QUE ESTAVA A PAGAR, A DAR-LHE DINHERIO DA COMISSÃO QUE ELA IA GANHAR COM A VENDA) voltasse a repetir o comportamento imcompreensível com outra pessoa que por lá passasse!!! Bem, qualquer pessoa com BOM SENSO que compre alguma coisa a seguir a ti nessa loja terá noção do que é aceitável ou não e o BOM SENSO de dar uma descasca a essa abusadora da paciência alheia, a essa desperdiçadora do tempo de outrém, a essa preguiçosa de mão cheia!
Ter bom senso é, em muitas situações, uma convenção social ridicula, que só serve para agradar aos outros e anularmo-nos a nós próprios! Só porque sim. Só porque parece bem agir de determinada forma. Ou parece mal agir de outra. Parece mal a quem?! Quem é que importa afinal?! Somos nós que temos que ser felizes ou temos que fazer os outros, que não nos dizem nada?
Sabes o que me meteu mais nervos Cris, não foi a mulher, foi tu não lhe teres dito nada, e ainda sorrires!!! Fogo!
Mana

Anónimo disse...

Ah, acrescento que devias ter chamado à atenção a senhorinha da loja ao fim de 6 minutos e 23 segudos e meio (tempo mais do que suficiente para ela cortar papel de embrulho, pôr fita-cola e um laço) para não esperares quase meia hora pela prenda!!!!

Piolha disse...

Humm, deduzo pelas tuas palavras, minha irmã do coração que o espirito natalícia ainda não desceu sobre ti este ano. Bem sei que somos diferentes; tu mais directa, arrojada, despachada e extrovertida, eu nem por isso! Bem sei que ao fim dos 6 minutos e 23 segundos já terias agarrado na prenda e dito que não precisas de embrulho coisissima nenhuma, ou que já nem querias comprar nada! Tens razão quando dizes que devia fazer o que tive vontade, mas não o fiz...porquê? Não sei, talvez para não chatear ninguem ou para não ser politicamente incorrecta...como também disseste! É assustador como me conheces pah! Lembro-me de já termos tido esta conversa milhares de vezes...eu digo que tu tens que mudar, tu dizes que eu tenho que mudar...e o melhor de tudo é que continuamos amigas :)Prometo que para o ano faço as minhas compras de Natal contigo ao lado para despertares o meu lado mais "politicamente incorrecto" e "sem bom-senso"!

P.S.- Não falaste do homem do estacionamento em contramão! Aí fui o teu orgulho, ao fazer papel de sonsinha e dizer ao homem que não era dali (da minha propria rua) e dizer que nao vi o sinal de proibido! Portei-me bem ou não? :)