quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Uma colherzinha por favor!


Hoje acordei com uma vontade imensa de comer um pastel de nata. São “vipes culinários” que me assolam a moleirinha de vez em quando e me atormentam até que satisfaça a vontade.

Ao meio da manhã lá fui à cafetaria com as colegas que de vez em quando acompanho. Não tenho por hábito comer entre o pequeno-almoço e o almoço mas hoje tinha que ser: um cafezinho e um pastel de nata aqui para a miúda piolha!

Que maravilha! Estava delicioso! Só não me deleitei ao máximo porque não pude realizar o meu ritual para comer pastéis de nata. Passo a explicar: a Piolha gosta de comer estes doces recorrendo a uma piquena colher de café para ir ingerindo o creme do pastel, que é como quem diz a parte da nata. Depois, já quando só há massa folhada, come o pastel como as pessoas normais. É pancada? Pode ser, mas sabe-me bem…muito bem!

Lembro-me de nos tempos de faculdade irmos aos Pasteis de Belém lanchar…2,3, 6 pastéis para cada um…era cada barrigada! Os senhores da casa já conheciam o nosso grupinho maravilha e já sabiam que havia aquela miúda com pancada pela colherzinha de café a acompanhar os pastéis! Grandes momentos sim senhor! Falávamos de tanta coisa, riamos de mais coisas ainda! Se alguém estava mal de amores lá vinha a psicanálise em parceria com mais um pastelito….um bom bocado da nossa amizade foi crescendo a cada dentada num pastel, entre uma opinião mais contundente sobre um professor e uma piada feita àquela colega mimada que aos 20 anos ainda precisa da mãe para tirar as grainhas das uvas!...Que saudades mesmo…

Mas pronto, hoje já tenho uma reputação a defender…com esta idade não fica bem ao pé das colegas de trabalho pedir uma colher para “rapar” o pastel de nata ali à frente das pessoas crescidas! Contive-me. Comi o bolo como uma adulta, a eito, sem mimalhadas! “Ganda“ Piolha, assim é que é!

Contudo, isto não invalida que ao fim da tarde, a caminho de casa passe por uma qualquer pastelaria e compre um pastel de nata para comer em casa….à moda da Piolha! :)

Sem comentários: