quinta-feira, 8 de março de 2007

Dia Internacional da Mulher





Há sempre um quê de controvérsia neste dia da Mulher. Faz sentido? Justifica-se? É uma forma de enaltecer ou, pelo contrário, uma forma de contrariar o conceito de igualdade?
Não sei...já pensei nisto e não encontro conclusões definitivas.
Seja como for, aqui fica uma menção a este dia. Aqui fica uma imagem que me parece perfeita e que se enquadra no poema abaixo escrito por Vinicius.
Um beijo a todas as mulheres.





"(...)

Meu Deus, eu quero a mulher que passa!

Como te adoro, mulher que passas
Que vens e passas, que me sacias
Dentro das noites, dentro dos dias!
Por que me faltas, se te procuro?
Por que me odeias quando te juro
Que te perdia se me encontravas
E me encontravas se te perdias?

Por que não voltas, mulher que passas?
Por que não enches a minha vida?
Por que não voltas, mulher querida
Sempre perdida, nunca encontrada?
Por que não voltas à minha vida
Para o que sofro não ser desgraça?

Meu Deus, eu quero a mulher que passa!
Eu quero-a agora, sem mais demora
A minha amada mulher que passa!

No santo nome do teu martírio
Do teu martírio que nunca cessa
Meu Deus, eu quero, quero depressa
A minha amada mulher que passa!

Que fica e passa, que pacifica
Que é tanto pura como devassa
Que bóia leve como cortiça
E tem raízes como a fumaça."

Vinicius de Moraes "A mulher que passa"

4 comentários:

Anónimo disse...

Pois bem, eu faço parte da fação de pacotes de açucar que considera que este dia é algo vazio e até depreciativo para as mulheres. Todos os dias são dias da mulher, não basta um dia ou dois ou três por ano. E porque existe uma mulher que enche este pacote de doçura quase todos os dias do ano, para ela, um dia muito feliz e um grande beijo!

A todas as outras mulheres apenas digo que exijam dos pacotes de açucar que por aí andam que vos façam sentir especiais todos os dias do ano.

Colheres de açucar para todas

Isabel Filipe disse...

... este é um dia que não deveria existir ...

obrigada pela visita e fico contente por teres gostado dos meus trabalhos ... volta sempre que queiras ... a porta está aberta e a casa é tua...

beijinhos

Anónimo disse...

Vou ter de discordar com estes dois comentários... =)

Eu sou mulher/rapariga (;)) e não me sinto minimamente depreciada com a existência deste dia.

Claro que não pretendo flores ou um cuidado especial neste dia, mas acho importante que ele exista, simplestemente para relembrar que não devemos cingir-nos à realidade que conhecemos, temos de tentar perceber como, porquê e à custa de quem ela existe.

E é à custa de muitas mulheres que conheceram uma realidade bem menos agradável que a nossa, que hoje podemos concordar ou discordar com a existência deste dia...

Beijinho grandalhão piolha

Piolha disse...

Que lindos! Que comentários excelentes!Obrigada :)

Concordo com o pacote de açúcar, a 100%!E essa do beijo saiu-te bem; a tua namorada deve ter gostado do elogio!

Isabel, acho que percebo onde queres chegar, e daí ter referido a controvérsia deste dia.

Susanita...muito democrática e com 100% de razão. Concordo com o teu ponto de vista...a nossa realidade permite-nos esta controvérsia, mas para muitas mulheres esta discussão não faz sentido...não têm um dia dedicado a elas, nem nada que possam dizer que é seu.

Um beijo