segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Atonement (Expiação)


"No dia mais quente do Verão de 1935, Briony Tallis, uma jovem de 13 anos, vê a sua irmã mais velha, Cecilia (Keira Knightley), despir as suas roupas e mergulhar na fonte do jardim da sua casa de campo. Junto a Cecilia, está o filho do caseiro, Robbie Turner (James McAvoy), um amigo de infância que, tal como com a irmã de Briony, se diplomou recentemente em Cambridge.


No final desse dia, a vida dos três personagens terá mudado para sempre. Robbie e Cecilia terão ultrapassado uma fronteira, da qual nunca antes tinham ousado sequer aproximar-se, e ter-se-ão tornado vítimas da imaginação vívida da jovem. Briony, por seu lado, terá cometido um terrível crime, que procurará expiar toda a sua vida…


Da equipa responsável pelo sucesso mundial «Orgulho e Preconceito», o aclamado realizador Joe Wright e o produtor Paul Webster reúnem-se para esta adaptação do best-seller de Ian McEwan.
Realização: Joe Wright
Com: Keira Knightley, James McAvoy, Saoirse Ronan, Romola Garai, Vanessa Redgrave, Brenda Blethyn
Site oficial:
Atonement
Género: Drama/Romance
Distribuição: Lusomundo
Classificação: M/12-Q
Reino Unido/França, 2007
130 min"


Há muito que não via um filme assim...complexo, envolvente, apaixonante. Uma história com corpo, imagens e musicas maravilhosas e uma realização surpreendente, onde os pormenores são indescritiveis de tão perfeitos que estão. A simbiose entre o que se vê e o que se ouve é total!
Passado entre um cenário aristocrático de uma família inglesa e a Guerra Mundial em França, o avanço e recuo na sequência das cenas é soberbo! As palavras chave são obsessão, culpa, amor, sofrimento e redenção.
De entre as inúmeras cenas que poderia ter escolhido (porque são todas carregadas de simbolismo e beleza), tão depressa não irei esquecer aquela em que Robbie, no meio do cenário de guerra, entra na cave de um bar, vazia, onde se exibe um filme francês romantico. Um momento magnifico!
Vencedor de um Óscar para melhor Banda Sonora e de um Globo de Ouro para Melhor Drama, façam favor de não perder!
Beijinhos


Sem comentários: