quarta-feira, 19 de novembro de 2008

A Índia do Ghandi


"O Ghandi não é muito gandi"!

Desculpem o trocadilho básico mas foi o que mais me apeteceu dizer quando vi a estátua do Ghandi em Jaipur! E a culpa nem é da estátua, porque vimos outra em Bombaim e o senhor era igualmente “piqueno” (como diria Manuela Ferreira Leite)!

-“Do you know who he is?”- perguntou-nos o motorista do riquexó, no inglês típico deles, que é como quem diz: simplificadamente simples!
-“YES!” - respondemos eu e o meu piolho com ar convencido! “He’s Ghandi!”
-“Do you know what he did?” – continuou o senhor.
-“He was a pacifist and he fought for…” – respondíamos nós, quando fomos abruptamente interrompidos pela sede de explicação do nosso interlocutor que já se começava a perder nas nossas frases bem construídas!
- “No, no, no! He created Índia! He’s the man!” – exultou o homem a apontar para a estátua como se da última maravilha do mundo se tratasse! Perante tamanha reacção, eu e o meu parceiro ficámos mais “piquenos” que o Ghandi e respondemos:
- “Okay, okay!”

Acho que a devoção é bem merecida, afinal Mahatma Ghandi (grande alma) foi um motor da mudança de mentalidades e atitudes. Concordo com o motorista indiano quando lhe chama “criador”. E por isso mesmo acho que merecia uma estátua mais…como dizer…mais composta! Bem sei que o senhor não tinha um ar austero, nem barba rija…mas não precisava ter um ar tão frágil e débil…afinal o homem mudou um país caramba!

Seja como for aqui fica a minha vénia ao Ghandi,por ter sido do tamanho do que via e não do tamanho da sua altura.

Sem comentários: