Tendo em conta que os meus leitores têm um elevado nível intlectual, devem já saber que o consumo de energia do vosso monitor neste momento, é bem maior do que se estivessem a ler este texto num template todo negro. Quanto mais cores e pormenores tem a página que visualizam, maior é o consumo de energia do vosso pc.
A grande maioria dos sites têm fundos coloridos (incluindo este!). De forma a reduzir o consumo mundial e a alertar os utilizadores da web para esta temática, a Heap Media, sediada na Austrália resolveu criar um motor de busca de fundo negro, o Blackle.com. Uma nova versão do Google que poupa energia; qualquer coisa como 15 watts.
Já li várias teorias de que a poupança não é assim tanta e que a versão não se aplica a todos os tipos de monitor. Fica aqui a mensagem; façam agora o que acharem melhor.
Eu acho que mal não vai fazer, por isso já o utilizo e prometo que estou também a pensar em mudar este fundo para aumentar a poupança mais umas décimazinhas!
Mas ainda estou a pensar....
11 comentários:
Além de não fazer diferença, em alguns casos o consumo de energia é maior. Houve mesmo um site que analisou o caso em mais de 15 monitores.
Pois, foi isso que eu li, no site da wikipédia. Mas não é em todos os monitores que gasta mais, e quando isso acontece é cerca de 0,5 watts.
E então, em quem acreditamos?
Eu espero que o meu monitor não esteja incluído nesses que gastam mais 0,5, mas sim nos que poupam 15 watts =) Por pequenina que seja a diferença...
Há-de ser tão importante como uma pessoa ir de transportes para o trabalho em vez de levar carro,ou desligar os electrodomésticos da ficha,subir as escadas em vez de ir de elevador (esta é mesmo a gozar contigo ;)eheh)... tudo é minúsculo em termos de efeitos quando pensado no singular, mas não é razão para deixarmos de o fazer...
Obrigada pela mensagem piolha!
**
Ok... now here's the shocker: apresentar um site em texto invertido (fundo preto, letras brancas) cansa mais a vista.
Eu por mim acredito que o blackle não resulta. E ao mesmo tempo suspeito que um monitor CRT -aqueles antigos- gaste mais que um monitor LCD. Por isso compensa mais a compra do que gastar a vista.
Humm...deverei então mudar o nome do post para: "Blackle- Para poupar energia enquanto gasta as vistas"?
ESte teu contributo dá que pensar Bruno..De que nos servirá um mundo perfeito com energia para dar e vender, se depois andamos todos miúpes ou com estigmatismo? Por outro lado...mais vale ter a vista turva do cansaço do que só podermos viver à luz das velas...é romântico, mas pouco prático!
E já agora, menina Susana, para sua informação, eu vou de carro mas o percurso é minimo, até faço mais de metade em ponto morto para poupar gasolina..por causa do ambiente como é obvio! E quanto ao uso dos elevadores só mesmo quando estou muito cansada (o que é raro), ou quando algum colega mais jeitoso ou simpático vai a subir ou a descer (o que também é muito raro, visto não haver grande abundância desta espécie por aqui)!
Continuo sem saber o que fazer...alguém que desempate isto por favor.....
comentário muito rápido: estava a gozar contigo porque não tens elevador em casa piolha...
má pessoa...és uma má pessoa...
Outra sugestão muito rápida: já que estamos numa de gastar dinheiro, compramos o ecrã LCD... depois de instalada a internet definimos o blackle como homepage! Para não cansar a vista, sugiro menos tempo em frente ao pc, com ou sem monitor preto! ;)
Ohhhh essa solução não me parece viável..sobretudo para o info-dependente Bruno! Antes com óculos de fundo de garrafa do que sem o seu MAC! Estou certa Sr.Relações Públicas?
Que conversa tão interessante... O meu pequeno contributo será, ninguém pode (ou quer) fazer todo o possível para reduzir o consumo de recursos, sejam eles energia, água, terra ou qualquer outro. O mais importante é cada um abdicar de um pouco para contribuir à sua maneira.
Uns podem ir de transportes públicos para o trabalho e usar o Blackle, outros poupar água ou fazer uma reciclagem mais eficiente, ou então fazer tudo isto e mesmo assim poderiam ouvir de alguém que deviam fazer a própria roupa, viver numa cabana do que a terra vos dá!!!
Se todos tivéssemos essa consciência que há algo onde podemos poupar os problemas seriam muito menos graves!!! Agora cada um deve poupar onde achar melhor.
O meu maior comentário de sempre, sinto-me inchado (ups)...
Muito bom! Gostei Mussolas!
Esse é o espírito! Grão a grão vamos contribuindo para deixar algo de bom aos nossos descendentes!
Enviar um comentário