segunda-feira, 28 de maio de 2007

Um dia a casa vem abaixo

Encontrei esta notícia nos meus "vagueios" pela rede. Já é um bocadinho velhota, mas nada desactualizada. Ora vejam:


"Os limites da Internet


Fotos, vídeos, e-mails, sites, mensagens instantâneas, chamadas telefónicas. A World Wide Web está a transbordar de informação e dentro em breve não haverá espaço suficiente para a armazenar. A conclusão é da IDC, uma empresa norte-americana de investigação tecnológica.



Só no ano de 2006, o Mundo gerou 161 mil milhões de gigabytes de informação digital – 161 exabytes. Para se ter uma ideia mais palpável, seria o equivalente a fazer 12 pilhas de livros em que cada uma chegasse ao Sol. Por outras palavras, este valor é três milhões de vezes superior à informação contida em todos os livros jamais escritos, conclui a IDC. (...)


O fenómeno YouTube veio alterar todas as contagens possíveis – a IDC calcula que, em 2010, 70 por cento dos dados digitais gerados em todo o mundo serão criados por particulares. Do lado das empresas, os números vão engrossar com os dados recolhidos por meios tão díspares como câmaras de vigilância ou as regras de conservação de dados a que estão obrigadas. A IDC calcula que, em 2006, existiam 185 exabytes para armazenamento de dados e que, em 2010, existirão 601 exabytes. O problema é que, em 2010, serão produzidos 988 exabytes de dados digitais. Felizmente, nem tudo é armazenado no mundo virtual. Muita coisa é apagada – como por exemplo e-mails – e há também sinais digitais que não foram feitos para durar, como é o caso das chamadas telefónicas.



SIC 06-03-2007"


Pois é, nunca tinha pensado nisto. O saco dos dados digitais está a ficar cheio. É incrível a quantidade de informação produzida e a sua diversidade.


Já pensaram se de repente fosse tudo abaixo? Se o saco rebentasse de tão cheio estar? Era o caos....


Depois desta reflexão ficava-me bem fechar este bloguezinho, deixar de emanar para a rede 0,000001 bytes de "piolhices", que quem sabe não serão um dia a causa do BOOOOM! Mas não, peço desculpa aos meus pares de raça humana. Faço a separação do lixo, não utilizo desodorizante de spray nem compro carne nas placas amarelas de plástico; ajudo as Instituições de solidariedade sempre que posso, reutilizo o papel e os sacos de plástico. Até já estou a ficar "amiga íntima" dos produtos biológicos....mas não vou fechar esta "gotinha de àgua" no garrafão de 5 litros que é a net!!

Sem comentários: