terça-feira, 29 de maio de 2007

E tu, fazes falta na tua empresa?



Em Nairobi (Quénia) depois de um criterioso processo de recrutamento com entrevistas, testes e dinâmicas de grupo, uma grande empresa contratou um grupo de canibais para fazer parte da sua equipa.


-"Agora fazem parte de uma grande equipa" – disse o Director de RH durante a cerimónia de boas vindas. "Vocês vão desfrutar de todos os benefícios da empresa. Por exemplo, podem ir à cantina da empresa quando quiserem para comer alguma coisa. Só peço que não comam os outros empregados, por favor!"


Quatro semanas mais tarde, o chefe chamou-os: "Vocês estão a trabalhar bastante e eu estou satisfeito. Mas a mulher que serve o café desapareceu. Algum de vocês sabe o que pode ter acontecido?" Todos os canibais negaram com a cabeça. Depois do chefe ir embora, o líder canibal pergunta-lhes: "Quem foi o idiota que comeu a mulher que servia o café?" Um deles, timidamente, ergueu a mão. O líder respondeu: -"Mas tu és mesmo uma besta! Nós estamos aqui, com esta tremenda oportunidade nas mãos. Já comemos 3 directores, 2 subdirectores, 5 assessores, 2 coordenadores, e uns 3 administradores durante estas quatro semanas sem ninguém perceber nada. E poderíamos continuar ainda por um bom tempo. Mas não... Tu tinhas de estragar tudo e comer uma pessoa que faz falta!"




Qualquer semelhança com a realidade é pura ficção!!!


BEijos animados!!

2 comentários:

Demo disse...

Resta-me só comentar uma pequena coisa.

A que grupo pertencem os canibais? empregados ou entidades patronais (dirigentes administrativos)?

Claro que deverá ser ao grupo de recursos humanos, não é Exmª. Srª. Drª. Piolha...

Piolha disse...

Impressionante...de uma simples e inocente anedota, a maldade que tu percepcionas!

O papel dos canibais neste texto literário é de uma importância irrelevante! O que deve ser realmente enfatizado é a matáfora associada à falta, ou não, que determinadas funções têm nas empresas nacionais. Vamos levar as coisas ao limite (como um bom advogado gosta!): por exemplo,imagina uma empresa sem um presidente, um director máximo, um CEO, ou o que lhe quiseres chamar. Supostamente seria mau, péssimo...uma empresa em auto-gestão?? Não! Nunca! JAMÈ! E se eu te disser que essa empresa continua o seu dia-a-dia como se nada fosse...que nem se nota a falta do "ducce"! Pois é, mas se faltasse a senhora que abastesse a máquina do café, muita reclamação iria haver na tal empresa....

E então? Ficaste mais elucidado? Deixa-te de bocas foleiras para os RH; os canibais existem em todas as empresas e são transversais a todas as àreas. Uns são é mais espertos que os outros, e "comem" aos poucos e de fininho....

Beijos Sr. Anticristo