
A pergunta é: O que são Piolhices? A resposta é: O que faz uma Piolha! E o que é uma Piolha? Isso mesmo…alguém que faz piolhices! Moral da história: O que são piolhices não importa; o importante é saber que este é o local para as partilhar. Tudo o resto são…piolhices!
quarta-feira, 31 de dezembro de 2008
Um 2009 Feliz!

terça-feira, 30 de dezembro de 2008
Previsões para 2009
domingo, 28 de dezembro de 2008
É Natal, é Natal la la la la la
segunda-feira, 22 de dezembro de 2008
Na tal 2008 (nessa e não noutra!)

Quem vê tv, sofre mais que no WC!

A Perguntinha de Sexta-feira

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008
Ensaio sobre a Cegueira - O filme

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008
Cantando...
....Porque o fim de semana foi passado a ver e a ouvir estes senhores....e agora não consigo parar de cantar! Voltaram ao radio do carro e à banda sonora de trabalho! São fases de uma Piolha que não sabe viver sem música!
sexta-feira, 12 de dezembro de 2008
Elucidem-me...
A Perguntinha de Sexta-feira

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008
Uma colherzinha por favor!

Ao meio da manhã lá fui à cafetaria com as colegas que de vez em quando acompanho. Não tenho por hábito comer entre o pequeno-almoço e o almoço mas hoje tinha que ser: um cafezinho e um pastel de nata aqui para a miúda piolha!
Que maravilha! Estava delicioso! Só não me deleitei ao máximo porque não pude realizar o meu ritual para comer pastéis de nata. Passo a explicar: a Piolha gosta de comer estes doces recorrendo a uma piquena colher de café para ir ingerindo o creme do pastel, que é como quem diz a parte da nata. Depois, já quando só há massa folhada, come o pastel como as pessoas normais. É pancada? Pode ser, mas sabe-me bem…muito bem!
Lembro-me de nos tempos de faculdade irmos aos Pasteis de Belém lanchar…2,3, 6 pastéis para cada um…era cada barrigada! Os senhores da casa já conheciam o nosso grupinho maravilha e já sabiam que havia aquela miúda com pancada pela colherzinha de café a acompanhar os pastéis! Grandes momentos sim senhor! Falávamos de tanta coisa, riamos de mais coisas ainda! Se alguém estava mal de amores lá vinha a psicanálise em parceria com mais um pastelito….um bom bocado da nossa amizade foi crescendo a cada dentada num pastel, entre uma opinião mais contundente sobre um professor e uma piada feita àquela colega mimada que aos 20 anos ainda precisa da mãe para tirar as grainhas das uvas!...Que saudades mesmo…
Mas pronto, hoje já tenho uma reputação a defender…com esta idade não fica bem ao pé das colegas de trabalho pedir uma colher para “rapar” o pastel de nata ali à frente das pessoas crescidas! Contive-me. Comi o bolo como uma adulta, a eito, sem mimalhadas! “Ganda“ Piolha, assim é que é!
Contudo, isto não invalida que ao fim da tarde, a caminho de casa passe por uma qualquer pastelaria e compre um pastel de nata para comer em casa….à moda da Piolha! :)
terça-feira, 2 de dezembro de 2008
Se vos disserem...



Neste Natal...

Não conhecem? É este ursito aqui em baixo:

quinta-feira, 27 de novembro de 2008
As diferenças extremas
quarta-feira, 26 de novembro de 2008
A Índia do Ganesha

Fui pesquisar sobre este ícon da cultura indiana e descobri histórias bastante interessantes, algumas delas a roçar a criatividade extrema! Ora começamos por seu nome: “Ga' significa intelecto e 'Na' simboliza sabedoria. Ganesha é então considerado o mestre do intelecto e da sabedoria, frequentemente representado como uma divindade amarela ou vermelha, com corpo de ser humano, com uma grande barriga, quatro braços e a uma cabeça de elefante, montado num rato. Está habitualmente sentado, com uma perna levantada e curvada por cima da outra.
- A cabeça de elefante indica fidelidade, inteligência e poder discriminatório;
- As orelhas abertas denotam sabedoria, habilidade para escutar as pessoas que procuram ajuda e para refletir sobre as verdades espirituais. Elas simbolizam a importância de escutar para poder assimilar ideias. Orelhas são usadas para ganhar conhecimento. As grandes orelhas indicam que quando Deus é conhecido, todo conhecimento também é;
- A tromba curvada indica as potencialidades intelectuais que se manifestam na faculdade de discriminação entre o real e o irreal;
- A barriga de Ganesha contém infinitos universos. Simboliza a benevolência da natureza e equidade, a habilidade de Ganesha de sugar os sofrimentos do Universo e proteger o mundo;
- A posição de suas pernas (uma descansando no chão e a outra em pé) indica a importância da vivência e participação no mundo material assim como no mundo espiritual, a habilidade de viver no mundo sem ser do mundo.
- Os quatro braços de Ganesha representam os quatro atributos do corpo que são: mente, intelecto, ego e consciência condicionada. O Senhor Ganesha representa a pura consciência - o Atman - que permite que estes quatro atributos funcionem em nós.”
Ganesha é o símbolo das soluções lógicas para os problemas da vida; é o "Destruidor de Obstáculos" e, consequentemente o “Deus da Fortuna e da Prosperidade”.
O seu simbolismo está igualmente ligado a esta imagem, que já conhecia mas não fazia ideia do que significava:

Ela representa “Om”, que é o mantra mais importante do hinduísmo e outras religiões. É considerado o corpo sonoro do Absoluto; é o som do infinito e a semente que "fecunda" os outros mantras. O Om faz lembrar Ganesha pela sua forma torneada e é por isso encarado como a encarnação corporal do Cosmos inteiro.
Um mantra é como que um cântico; uma evocação. Neste caso o seu som é formado pelo ditongo das vogais “a” e “u”, e a sua nasalização representada pela letra “m”. Por isso é que às vezes aparece designado por “Aum”. Estas três letras correspondem aos três estados de consciência: vigília, sono e sonho.
Na Índia, o mantra Om está em todas as partes. Hindus de todas as etnias, castas e idades conhecem perfeitamente o seu significado. Ele ecoa em todos os templos e comunidades a qualquer hora do dia. Lembro-me de uma manhã ter acordado às 5 horas porque o meu sono foi interrompido por um “Ommmmmmmmm” que ecoava de uma mesquita como que chamando os hindus para a oração da manhã!
É engraçado descobrir que apesar de tantas diferenças, há similaridades nas religiões. A carga espiritual associada é sempre elevadíssima e o sentimento de paz é também uma constante. Ao evocar o “Om” na aula de yoga a que fui, algures num beco de Udaipur, senti-me bem; como se libertasse um grande peso. E não fosse o facto de às 6 da tarde ter apenas uma caneca de chá preto no estômago e estar a morrer de fome, quem sabe não teria atingido o estado de vigília? Nunca saberei…
"Com Om vamos até o fim o silêncio de Brahman (o Absoluto). O fim é imortalidade, união e paz. Tal como uma aranha alcança a liberdade do espaço por meio de seu fio, assim também o homem em contemplação alcança a liberdade por meio do Om."
segunda-feira, 24 de novembro de 2008
100 + espreitadelas!

quinta-feira, 20 de novembro de 2008
Diz que amanhã vamos tremer!

O programa das "festas" e o local dos "eventos" pode ser consultado no site da Protecção Civil, embora a comunicação social também já comece a fazer os primeiros alertas.
Quer então dizer que amanhã, sexta-feira,às 17h30 (aquela hora que já não é nada crítica por natureza) Lisboa e arredores vão ficar algo confusos e, até quem sabe, um bocadinho caóticos!
Que chato pah! Logo amanhã que eu tinha marcado um jantar romântico com direito a cineminha e tudo....vou ver se o chefe nos deixa sair às 16h30! :)
quarta-feira, 19 de novembro de 2008
A Índia do Ghandi

"O Ghandi não é muito gandi"!
-“Do you know who he is?”- perguntou-nos o motorista do riquexó, no inglês típico deles, que é como quem diz: simplificadamente simples!
-“YES!” - respondemos eu e o meu piolho com ar convencido! “He’s Ghandi!”
-“Do you know what he did?” – continuou o senhor.
-“He was a pacifist and he fought for…” – respondíamos nós, quando fomos abruptamente interrompidos pela sede de explicação do nosso interlocutor que já se começava a perder nas nossas frases bem construídas!
- “No, no, no! He created Índia! He’s the man!” – exultou o homem a apontar para a estátua como se da última maravilha do mundo se tratasse! Perante tamanha reacção, eu e o meu parceiro ficámos mais “piquenos” que o Ghandi e respondemos:
- “Okay, okay!”
Acho que a devoção é bem merecida, afinal Mahatma Ghandi (grande alma) foi um motor da mudança de mentalidades e atitudes. Concordo com o motorista indiano quando lhe chama “criador”. E por isso mesmo acho que merecia uma estátua mais…como dizer…mais composta! Bem sei que o senhor não tinha um ar austero, nem barba rija…mas não precisava ter um ar tão frágil e débil…afinal o homem mudou um país caramba!
Seja como for aqui fica a minha vénia ao Ghandi,por ter sido do tamanho do que via e não do tamanho da sua altura.
E lá vai outro!

segunda-feira, 17 de novembro de 2008
"Choice sucks!"


Quem não gosta do Zé Carlos é "muita" estúpido!
quarta-feira, 12 de novembro de 2008
"Um presente cheio de Natal"




terça-feira, 11 de novembro de 2008
De volta!!

quinta-feira, 9 de outubro de 2008
Confissão

Uma longa ausência justificada pela acrescida carga de trabalho das últimas semanas. Continuo cansada, é certo. Mas estou bem. Faço o que gosto. Gostam do que faço. Estou bem assim.
Uma longa ausência justificada também pelos preparativos para uma viagem...uma viagem que acontece já daqui a 1 dia e meio...uma viagem que demorou meses a preparar e que hoje me faz ter um frio na barriga...uma viagem à Índia que ainda nem acredito que vai acontecer. Não fosse o dinheiro já gasto e as dezenas de vacinas tomadas, dir-vos-ia que estou a sonhar...mas não!
Parto no sábado mais 7 companheiros de viagem, prontos para a aventura, para a surpresa e para a descoberta de um novo Mundo!
Quando voltar conto como foi!
Muitos beijinhos e boas Piolhices!
sexta-feira, 26 de setembro de 2008
Estado de Espírito!
terça-feira, 16 de setembro de 2008
Piropo Original

sexta-feira, 12 de setembro de 2008
A perguntinha de Sexta-feira

quinta-feira, 11 de setembro de 2008
Mamma Mia!

sexta-feira, 5 de setembro de 2008
A Perguntinha de Sexta-feira
Sim! Eu vou voltar a esta rubrica, mesmo depois de ter parado quase um ano de vos bombardear com perguntas e enigmas que vocês (leitores exigentes!) consideraram como "básicas"!
Sim! Sou uma chata do caraças!
Então agora que já se refizeram do choque, vamos lá a isto!
A perguntinha da "rentrée" é:

Novas disfunções nominais
Paralíticos, em vez de Paralímpicos;
Fedurico, em vez de Frederico;
Cajaking, em vez de Carjacking.
No mínimo...hilariante!
quinta-feira, 4 de setembro de 2008
Delírio de Setembro

sexta-feira, 29 de agosto de 2008
Diz que fica mal!

quinta-feira, 28 de agosto de 2008
Coisas minhas!
Adoro as minhas coisas…os meus bibelots que, apesar de não servirem para nada, são meus e têm um qualquer significado. Sei quem mos deu ou onde os comprei…um por um!
Adoro as minhas coisas…não me consigo desfazer de nada…da casinha de madeira que tenho desde bebé. Do quadro dourado que é um espelho e que assim descrito parece horrível, mas não é! Dos” milhentos” autocolantes dos Simpsons, do Bollicao e das batatas fritas. Das peças de roupa que já não me servem, que já passaram de moda ou que sei que nunca mais vou usar.
Estão todos no meu quarto. Estão todos sob a eminente ameaça de serem dispensados. Desde há muito pela minha mãe, que se queixa de ter dois filhos assim, “ferro-velho” como o pai, que guardam tudo. E mais recentemente pelo meu namorado que sempre que se fala em mudança de casa e eu lhe faço a lista do que vou levar da casa-mãe, se mostra pouco flexível em aceitar certos e determinados objectos. Que culpa tenho eu que seja assim? Que culpa tenho eu que o jovem tenha apenas dois ou três objectos de eleição?
Sempre tive dificuldade em fazer selecções, resumos, súmulas! Para mim tudo é importante! Gosto de tudo! Quero tudo! Que mal há em ter uma divisão da casa para: “as coisas da Piolha”!? São pequenas, inúteis, algumas feias até…mas são importantes…são da Piolha! Vá lá…diz que sim aos 20 pirilampos, às 324 molduras, aos bibelots da foca, do hipopótamo e da toupeira, aos peluches e ao serviço de chá miniatura…Vá lá! Diz que sim…são da Piolha!

Dia cinzento…
Mesmo que esteja sol.
O dia fica cinzento quando a Piolha chega de manhã ao seu carro e vê mais uma mossa! E esta é das grandes!
Que dor no coração! Que falta de respeito pah! Acho indescritível, a forma como as pessoas não têm cuidado ao abrir as portas dos seus carros! A minha rua é ventosa, eu sei, e por isso mesmo tenho o cuidado de segurar a porta para não bater nos outros!
PORQUE NÂO ME FAZEM ISSO A MIM E AO XAZINHO!?

terça-feira, 26 de agosto de 2008
A Capelinha do Arcebispo
Conversas
Passeios
Nunca se sabe
Quando me disseram que o Luís de Matos perdeu o avião não percebi se chegou atrasado ao aeroporto ou se lhe correu mal um truque.
Pelo cheiro?
Como é que os daltónicos fazem para colocar o lixo no Ecoponto?
Ice Tea
A resposta lógica da Lipton à deslumbrante campanha "mudásti" do Nestea seria o humildemente fabuloso trocadilho "Áce Ti se mudas!"

segunda-feira, 25 de agosto de 2008
Sete
quinta-feira, 21 de agosto de 2008
Frase do Dia XXI
(Thomas Edison)